Saiba a diferença entre as biqueiras de aço e composite

Clique aqui para escutar o texto

Biqueira de aço para proteger o colaborador de eventuais acidentes de trabalho. Por esse motivo a biqueira de aço é tão conhecida nas atividades profissionais principalmente pelos técnicos e engenheiros de segurança.


Porem há algum tempo surgiu uma alternativa para a tradicional biqueira de aço, a biqueira Composite. Nesse post vamos mostrar diferenças e características dessas duas biqueiras que ainda gera dúvida para muita gente.


Biqueira de Aço


Amplamente conhecida no mercado de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), a biqueira de aço oferece extrema proteção para o usuário contra: queda de objetos pesados e cortantes; contato com produtos químicos; entre outros perigos. Assim como qualquer biqueira de proteção, a biqueira de aço é colocada na parte dianteira dos calçados ainda no processo de fabricação. Sendo assim não é possível a retirada da biqueira sem danificar o calçado.


Caso ocorra acidente com queda de objeto pesado no pé do trabalhador, a biqueira de aço do calçado de segurança não pode amassar ou mesmo causar o "efeito guilhotina", no qual o material pressiona os dedos do usuário e acaba cortando. Contudo, a principal queixa dos usuários de calçados com biqueiras de aço é o peso, principalmente para trabalhadores que executam suas atividades de pé. Além disso, outro fator apontado por esses usuários é com relação ao detector de metais de agências bancárias que acionam quando o usuário passa pela porta giratória.


Biqueira Composite


Criada como alternativa, a biqueira composite pode substituir a biqueira de aço como componente de proteção. De desconhecida a principal concorrente da biqueira de aço, a biqueira Composite é feita a partir de um composto de fibra de carbono, vidro e poliéster especial sem componentes metálicos, e possui a mesma resistência da biqueira de aço, impactos no nível de energia de no mínimo 200J (duzentos joules) e contra a carga de compressão de no mínimo 15KN.


A principal vantagem com relação a biqueira de aço é o peso. A biqueira Composite é cerca de 35% mais leve em comparação a biqueira de aço. Segundo estudos, o trabalhador que se sente mais a vontade no setor produz 28% a mais e a leveza e o conforto do calçado de segurança está diretamente ligado a produtividade. 


Outro ponto positivo é que como não possui elementos metálicos, a biqueira Composite não é detectável em sensores de portar giratórias e não conduz eletricidade, sendo essa perfeita para uso em calçados para eletricistas ou profissionais que lidam com energia elétrica.


A desvantagem é que, como é menos difundida atualmente no mercado de EPI que a biqueira de aço, a biqueira Composite tem custo maior em comparada a sua principal concorrente.


Além das biqueiras de aço e Composite existem outras opções como:

- Biqueira PVC
- Biqueira Termoplástica
- Biqueira de alumínio 
- Entre outras


Seja qual for o tipo de biqueira as informações relacionadas a ela deve constar no C.A. (Certificado de Aprovação) do Sapato de Segurança para comprovar que o EPI foi produzido dentro das normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.


Fonte: ESTIVAL


Distribuidor Autorizado

CADASTRE SEU E-MAIL E
RECEBA NOSSAS NOVIDADES