Como reutilizar a máscara N95 (PFF2)?

Clique aqui para escutar o texto

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as máscaras PFF-2 (N-95) são as máscaras de melhor desempenho para a prevenção do coronavírus. No entanto, no início da pandemia, não havia unidades suficientes no mercado para abastecer toda a população. Agora, com o aumento da produção deste tipo de respirador a população em geral vem fazendo o uso das máscaras PFF-2 (N-95) em detrimento das máscaras de pano. Este texto tem como objetivo solucionar algumas dúvidas sobre as práticas de reutilização desses respiradores.


Máscara PFF-2 (N-95) é reutilizável?


As máscaras PFF-2 (N-95) não foram feitas para serem reutilizáveis, porém, no cenário atual de uma situação pandêmica, onde a demanda por EPIs é muito alta, profissionais de saúde consultados por veículos de imprensa recomendam a reutilização de máscaras de forma responsável. Com isso, as máscaras devem ter um descanso de 3 a 5 dias em local sem exposição ao sol, seco e arejado. Por isso é bom ter mais de uma máscara PFF-2 (N-95), se possível, uma para cada dia da semana.


Quantas vezes posso usar a máscara PFF-2 (N-95)?


Não há um número exato de vezes que a máscara deve ser reutilizada. Faça o descarte assim que ela estiver apresentando qualquer sinal de deterioração. Portanto, as orientações de reuso não excluem o fato de a máscara ser descartável. As orientações têm o objetivo de prolongar a vida útil do produto.


Posso lavar máscara PFF-2 (N-95) com água e sabão?


Não. Diferente das máscaras de pano, as máscaras PFF2 (N-95) não devem ser lavadas. Esse processo pode danificar os filtros do respirador. Além disso, não utilizar produtos como álcool ou desinfetante pois podem danificar a filtragem de ar da máscara.


Agora que estou com uma máscara mais segura, posso aumentar a frequência de aglomerações?


Não. O ideal é que você mantenha o distanciamento social e saia de casa apenas para situações necessárias. Portanto, é errado achar que por estar com uma máscara mais segura você deve se expor a mais riscos.



Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a utilizar os EPIs de forma correta.


Fonte: DANNY

Distribuidor Autorizado

CADASTRE SEU E-MAIL E
RECEBA NOSSAS NOVIDADES